Projeto capacita professores de guaratinguetá em alfabetização científica

Professores participantes da formação em Guaratinguetá

Durante o primeiro semestre de 2019, os professores de 5º ano do Ensino Fundamental de Guaratinguetá (SP) participaram de formação para fortalecimento da Alfabetização Científica nas escolas. O Projeto Experimento é uma iniciativa internacional da Fundação Siemens de valorização e fortalecimento do ensino de Ciências.

Em Guaratinguetá, esta é a segunda edição do programa, que acontece em parceria com BASF e realização da Atina Educação. Em 2017, a parceria levou de maneira pioneira o Projeto Experimento para o Ensino Fundamental II e, este ano, acabou de formar mais de 50 professores do Fundamental I.

A proposta traz  experimentação mão na massa sobre Energia, Meio Ambiente e Saúde que aguçam a curiosidade e a investigação científica, visando a construção do conhecimento da prática à reflexão teórica. Nessa proposta, cada experimento, cada atividade prática, está conectada com a realidade dos estudantes e professores.

Segundo relato de um dos professores participantes da oficina, a capacitação agrega muito trazendo atividades com aplicabilidade na sala de aula. “Pude repensar minha prática e conhecer novas metodologias, criativas e inovadoras. A proposta ajuda a ensinar o aluno a pensar”, afirmou o professor.

O objetivo é desenvolver conceitos científicos de forma significativa e contextualizada. Tudo isso, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que estimulam a autonomia do aluno, o aprendizado com significado e o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Professores participantes da formação em Guaratinguetá
Professores participantes da formação em Guaratinguetá

 

Fale conosco

Ligue para nós ou mande uma mensagem no formulário abaixo que entraremos em contato em breve.



Mande uma mensagem via WhatsApp